Pular para o conteúdo

Profissão Problogger – A dependência de um blog

Hoje vamos tratar de um assunto um tanto pessoal para muitos blogueiros com o intuito de alerta-los sobre a experiência de depender de um ou mais blogs para viver, assim como os cuidados a serem tomados neste tipo de profissão.

Se você depende de seu blog para ter uma renda extra ou até mesmo tem seu blog como única renda para seu sustento e o de sua família, então deve ter em mente os principais fatores que podem leva-lo a independência ou falência do dia para noite caso os devidos cuidado não sejam levados em consideração.

Profissão Problogger - A dependência de um blog

A profissão Pró-Blogger

À quem diga, “E dizem !!!” que blogueiro é profissão de vagabundo e de pessoas preguiçosas que não tem o que fazer e tentam levar a vida de maneira fácil, contudo, o que muitos não sabem é que tornar-se um blogueiro profissional não é nada simples e muito menos fácil.

A maioria das pessoas que o julgam podem ser consideradas como “Ignorantes” no sentido de não ser informado sobre o que realmente é ser blogueiro e muito menos sobre a “Profissão Pro blogger” que para ser alcançada tem que ter muita bagagem e ter apanhado bastante da web.

Mas deixamos o assunto principal tomar esse rumo porque ele tem tudo a ver com o título e é o primeiro de muitos cuidados que um blogueiro deve ter ao pensar  em viver da renda de blogs.

A Motivação e a Desmotivação lado a lado.

É principalmente no início de sua carreira como blogueiro que você deve tomar este tipo de precaução, pois é a partir daí que as “desmotivações” irão aparecer em sua vida vindas das pessoas que menos espera, devendo então tornar tudo que é crítica em “motivação” para continuar e mostrar que aquela pessoa está errada.

Não deixe que estes tipos de comentários tomem parte na sua profissão, ou melhor, deixe que cada um deles torne-se um motivo a mais para continuar, até que um dia você será exaltado.

Nunca pense que você é bom o bastante ! – Você pode até ser um bacharel em direito, informática, redator profissional ou mesmo um especialista em SEO, mas isso não significa que você será ou não um bom blogueiro e muito menos que terá sucesso, porque blogar não depende só de ser sábio em alguma área, mas sim em várias delas, oque nós seres humanos definitivamente não somos, mas que somos capazes de nos  tornar se a perseverança estiver em nossa mente.

Blogar é a arte de “Apanhar, Aprender, Desenvolver e o melhor de tudo, Conquistar !

Pare de comparar-se aos já consagrados na blogosfera e tome seus próprios caminhos e atitudes quanto ao seu blog tirando apenas como exemplo tudo que eles fizeram e passaram até alí. Cada história é uma história, faça a sua própria.

Afinal ! Para quem o blogueiro trabalha ?

Se pensarmos pelo lado de que trabalhamos para quem paga nossos salários então devemos ter a noção de para quem realmente trabalhamos, quem é que paga seus honorários ?

Esta é sim uma pergunta à se fazer, pois simplesmente dizer que trabalha para sí próprio é fácil, ou mesmo dizer que quem paga você é o leitor.

Você começa à blogar simplesmente pela boa vontade de querer compartilhar seus conhecimentos, mas chega um momento que você descobre que realmente dá para tirar uma renda considerável mostrando oque sabe de graça para o outros.

Contudo, quem paga o blogueiro são os anunciantes (geralmente de programas de afiliados como o Google Adsense), mesmo que você dependa de seu público para chegar na quantia desejada, não são eles que pagam você, então você deve ficar atento à:

Programa de Afiliado não é porto seguro !

Nem sempre oque seu público quer é oque seu blog precisa para estar no ar, visto que, anúncios, banners, links e popup’s não são bem vindos para a maioria dos leitores “Mesmo que eles cliquem de vez em quando”.

Chegamos neste ponto, para dizer que você não deve em hipótese alguma confiar plenamente em um programa de Afiliado para ter uma renda fixa, pois amanhã ou depois podem haver modificações em regulamentos, formatos e até mesmo a “extinção do mesmo”.

Uma boa dica para contornar esta situação e ter sim um porto seguro é possuindo mais de um programa de Afiliados no site ou blog e de preferência que cada um deles lhe rendam 40% do total de sua renda.

Fazendo isso, o baque não será tão grande caso algum deles saia do ar por algum motivo ou mesmo mude o tipo de comportamento tornando-se inviável para seu tipo de conteúdo e de público.

Conclusão do artigo:

O artigo pode ter ficado um pouco confuso devido à grande variedade de temas inclusos, mas acredito que cada tópico servirá conselhos para alguns blogueiros que pensam em seguir a carreira de “Problogger” vivendo da renda de blogs.

Mas aprendemos que você deve ter a noção sobre oque realmente quer e não se abalar com comentários maliciosos que por ventura podem aparecer.

Também vimos que você deve dar valor à seu leitor, mas que não é ele quem lhe dá o dinheiro diretamente mas sim o seu empregador (Anunciantes) que por ventura podem aparecer separadamente.

Vimos a importância de dividir sua renda de preferência em partes iguais para precauções futuras com a falta de uma renda que antes era considerada como fixa.


Este artigo pertence ao Kbaus Tutoriais.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Deixe uma resposta